1.11.05

COLOCANDO OS PROBLEMAS EM PERSPECTIVA

a fim de encarar a vida, o universo, o passado, o presente e tudo o mais de forma realista - nem mais nem menos do que ele é, seguindo conselhos amarelo-fofinhos - consultamos cientistas, filósofos, historiadores e astrólogos; assim, pesquisando, analisando e torturando formas de vida inferior, desenvolvemos internamente a escala definitiva, suficientemente vaga e intransferível dos Oh Que Problema, Que Problema Insolúvel*. Sendo 10 = 'a pior coisa que pode acontecer' ou 'problema realmente sem solução'; e 1 = 'problema pequeno, medíocre e comum, de resolução relativamente simples a não ser em caso de chuva ou descontrole hormonal' (valor este, 1, absolutamente divisível em frações irrelevantes e indignas de serem enumeradas aqui), aí vai:



Problemas possíveis, por ordem de insolubilidade
10_ destruição do planeta
09_ tsunami, terremoto ou ameaça bacteriológica ou Godzilla na sua cidade
08_ perda de um ente muito muito querido
07_ doença grave ou perda de um dos sentidos
06_ perda de um ente queridinho
05_ perda de todos seus bens em um incêndio
04_ frustrações sentimentais, depressão, stress, insônia
03_ desconforto moral ou espiritual
02_ frustração devido a limitadores práticos, como dinheiro, diploma ou passaporte
01_ pequenos aborrecimentos práticos como ir buscar um bloco de notas em outro ponto da cidade, terminar um job sem um briefing decente, ou subir a ladeira com mais sacolas de compras do que é razoável carregar.

munidos dessa tabelinha, nos sentimos com mais capacidade de avaliar a real proporção das questões da vida, da morte, da transitoriedade, da perda, do sofrimento, do amor, enfim, da importância das coisas todas, desde o preço do iogurte até o valor da vida da lagarta-gatinho que distraidamente pisamos, dos nossos hiper-inflacionados sofrimentos particulares até o indecifrável sofrimento da graminha que cresce entre os ladrilhos da escada do cemitério onde amanhã choraremos os finados próximos, distantes, novos ou antigos, queridos ou não. mortos ou não.

(*) obs.: a listagem acima não tem valor científico. os valores podem variar de pessoa pra pessoa ou de um dia pro outro. dependendo do ente queridinho, perder os bens num incêndio pode ser pior. perder, perder perder. é, não gosto. não consuma fora da data de validade. beba coca-cola. abimonize-se e seja menos infeliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário