30.6.03


DZONGSAR KHYENTSE RINPOCHE,
por ser lama, cineasta e fanático por futebol



Fanático por futebol e dono de um estilo ousado e irreverente, o lama Dzongsar Khyentse Rinpoche, 40, dificilmente poderia ser identificado com a imagem do mestre budista que medita pacificamente nas montanhas por anos a fio. Filho de pais tibetanos, Khyentse Rinpoche nasceu no Butão (pequeno país encravado entre a China e a Índia) e, aos sete anos, foi reconhecido como a reencarnação de um grande lama tibetano do século 19.

Formalmente educado no budismo tibetano, não tardou a se lançar pelo mundo e a adotar novos meios para transmitir o budismo. O cinema, por exemplo. A liberdade com que o monge transita entre o tradicional e o moderno está expressa em seu primeiro filme, A Copa, exibido em São Paulo em dezembro do ano passado. Em grande parte autobiográfico, fala de sua paixão (e de muitos monges tibetanos) pelo futebol. Khyentse não vê diferença entre a antiga arte de pintar tangkas -tradição tibetana de pintura em tecido com temas budistas- e a sétima arte ou entre futebol e budismo. Na verdade, esses dois últimos se misturam no dia-a-dia do lama cineasta. Em meio às suas tradicionais preces diárias de aspiração, o monge conta que sempre reza para que, numa próxima vida, possa renascer em um lugar onde não seja privado de futebol. "O budismo é a minha filosofia", sempre diz, "e o futebol, a minha religião".

[por Ana Cristina Lopes/ Revista da Folha edição 478, "Buda é pop". Julho de 2001]

(*) Galeria de esquizoídolos

27.6.03

DA SÉRIE: Porque não procurar webdesigners no Click Jobs

Subject: Quero trabalhar na melhor revista!!!

Eva,
O titulo pode parecer efusivo demais, mas sou assim mesmo e na mensagem que o clickjobs me enviou, tava escrito que a pessoa deveria ser dinamica, ou algo que o valha. Enfim, nao sou a criatura mais indicada para lidar com webdesigner, mas tenho outra qualidades profissionais [como um otimo texto, modestia a parte] alem de bastante autonomia. Vale a pena dares uma olhada nas estorinhas que publiquei. Ta tudo nop curriculo.

Bela Figueiredo, telegrafica, se espede com um abraco.
PS: Perdao por estar sem acentos. O teclado do meu PC desconfigurou

25.6.03

[this is your life]

O grande problema de você não conseguir dormir é que você também não consegue acordar.

Jack (em Clube da Luta)

21.6.03

EUROTRUQUE

Preciso confessar que eu adoro os truqueiros do Stereo Total, fazeroquê. São picaretas, mas eu gostcho...

Moviestar
You feel like Steve McQueen
When you're driving in your car
And you look like a new James Bond
When you're smoking your cigar
It's so bizarre
You think you are a new kind of James Dean
But the only thing I have ever seen from you
Was a commercial spot on the TV screen

Moviestar Moviestar
You think you are a moviestar ...

You should belong to the Jet Set
Fly your own private liar jet
But you work in a grocery store
Just to afford to get away
So you went to Sweden
To meet Ingmar Bergman
But he wasn't there
Or just didn't care
I think you should stop pretending that you are

A Moviestar Moviestar ...
You think you are a moviestar

18.6.03

EM BUSCA DA RAZÃO

Após um longo inverno em que só chegavam aqui os velhos conhecidos, voltaram a cair por aqui pessoas em busca do inesperado nas páginas do google. Só hoje chegaram aqui pessoas interessadas em assuntos tão diversos como videos de ve lhas tran sando gratis, fotos de chris tina agui lera go rda revista o.k., cartoes postais bacaninhas, fotos gret chen nua gravida e a que mais me dá medo: pps bonitos.

É óbvio que aqui não tem nada disso. E desejo sorte a todos eles em suas buscas bizarras pela internet. Eu só não posso desejar sorte à esta última criatura que aventurou-se por aqui atrás de malditos pps bunitinhos pra mandar por email para todos aqueles que tiveram a infelicidade de estar em seu catálogo de endereços. Isso é a praga do mundo. Não o power point, mas as frases imbecis que costumam vir neles. A não ser que o sujeito estivesse procurando templates bonitos para suas apresentações, coisa que, por coincidência, vim a fazer dia desses. Mas isso já é oooutra história...

PÁRA SENÃO EU VOMITO

"Vou mandar bjos para os meus amigos que eu adoro muito. Ayane, Francielle, Milena, Débora, a July com y; o pessoal da PUC Brasil, Joãozinho, Gezi, Thiago, Janina, Bruno...; meus amigos da rua Julio, Solange, Buiu, Márcio, Felipe, Paulinho, Leo, Matheus, Guilherme, Dudu, Desi, Gui, Bruno, Lagarto; pessoal do Dom Bosco, Boto, Ivan, Andy; pessoal da escola técnica Eduardo, Kbelo, Canibal, Camilo, Ana, Helayne, Popó, Ivete, Bruno, Grazi, Cí, Arthur; o pessoal do Sagrado Zé, Bilek, Leonardo, Deia, Paty, Elô, Wellington; meus amiguinhos lá da 2ª série Robson, Shuã, Frederico, Thiago (Tatago), Thiago, Oscar; muitos bjos pra minha família querida e um enorme bjo Rafa."

TRUTA, ESSA MINA É CHEIA DE NÃO-ME-TOQUES, HEIN?

Um novo dispositivo de segurança para mulheres afasta agressores com um choque de 80 mil volts. A jaqueta é feita com Aracon, uma fibra condutora desenvolvida pela DuPont. O material fica entre uma forração interior de borracha que protege a usuária contra as correntes elétricas e uma camada externa de nylon à prova d'água. Alimentada por uma bateria de 9 volts comum, que cria a alta voltagem através de uma série de circuitos, a jaqueta utiliza uma tecnologia semelhante à das armas elétricas de defesa pessoal ou das coleiras utilizadas para adestrar cães. Embora tenha potência suficiente para atordoar o atacante, ela não mata ninguém. Três voluntárias estão testando os protótipos. Os projetistas esperam iniciar a produção limitada ainda esse ano. Cada peça deverá custar algo em torno de US$ 1 mil - o mesmo que uma jaquetinha Gucci básica.

16.6.03

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO

A pérola abaixo ganhou a última edição do Festival dos Festivais da Rede Globo, em 2000. Alguém se lembra? Bem, o compositor, Ricardo Soares, ainda é programador e webmaster do site http://www.centraldamusica.com.br/ (onde, aliás, tem uma notinha sobre o lançamento do CD Ilha do Destino, do amigo Ortinho).

Tudo bem meu bem
(Ricardo Soares)

Você tem tudo que eu quero pra ser meu problema
Eu tenho as mãos penduradas nas tuas algemas
Você me atrasa a vida
Você me atrasa a morte também
Tudo bem meu bem

Você tem tudo que eu quero e nenhuma resposta
As digitais do punhal que eu levo nas costas
Mas eu preciso convir
Você tem a metade que mais me convém
Tudo bem, meu bem

Você tem tudo que eu quero pra não faltar nada
Todas as colas e todas as cartas marcadas
Você é tipo daquelas
Que enlouquece-se se se fica sem
Tudo bem meu bem

Eu era um rei sem erasmos
Eu era o marasmo de um jogo sem gols
Você me trouxe o tango, o bebop, o mambo
O rock'n roll

Eu era um bola na trave
Eu não tinha clave, eu era sem sal
Você trouxe a independência, o ano novo
O carnaval

Você tem o que eu quero: a virtude e o vício
Enquanto eu construo castelos destrói o edifício
Mas eu preciso convir:
Você tem a metade que mais me convém
Tudo bem meu bem

PSICOPATOLOGIAS NÃO SÃO NADA COOL

Tem pessoas com problemas mentais. Muitos problemas. Tem problemas também as pessoas que tem que conviver com elas. Porém, pior ainda são tipinhos que leram sobre psicologia, se enquadraram em um tipo, em uma patologia, e acham razoável ser assim. Essa gente que justifica sua própria chatice com as frases do seu analista, psicólogo ou coisa que o valha. Na verdade, gostariam mesmo é de ter um atestado de loucura pra pendurar na parede.

Atenção! Isso é muito chato. É datado, anos 80, é demodê ser problemático. O que liga agora é ser bem-resolvido, ok? Sei que não é fácil, mas vamos pelo menos tentar?

ESQUIZOPOLIGLOTA

Para ajudar a cultura inútil geral do leitor, agora as datas estão em lituano. Semana que vem mudaremos, e em um ano vocês terão oportunidade de saber os dias da semana em cinquenta e dois idiomas diferentes. Aproveitem a ocasião!

SOBRE A ORDEM DO UNIVERSO (II)

Não acredito em reencarnação - acredito em revival.

13.6.03

FOI-SE EMBORA

Benedito João dos Santos Silva Beleléu, Vulgo Nego Dito, Nego Dito, Cascavel
Itamar Assumpção - * 1949 + 2003

* * * * * * * * * * * * * * *

Na vida sou passageiro
eu sou também motorista
fui trocador, motorneiro
antes de ascensorista

Tenho dom pra costureiro
para datiloscopista
com queda pra macumbeiro
talento pra adventista

Agora sou mensageiro
alem de paraquedista
as vezes mezzo engenheiro
mezzo psicanalista

Trejeito de batuqueiro
e veia de repentista
já fui peao boiadeiro
fui ate tropicalista

Outrora fui bom goleiro
hoje sou equilibrista
de dia sou cozinheiro
à noite sou massagista

Sou galo no meu terreiro
nos outros abaixo a crista
me calo feito um mineiro
no mais, vida de artista...

(Itamar Assumpção)

10.6.03

TRISTE CONSTATAÇÃO

De repente me bateu uma súbita vontade de fazer literatura.
Antes tivesse ficado gripada.

SOBRE A ORDEM DO UNIVERSO

Eu acredito em Deus,
mas acho que ele é apenas um testa-de-ferro.

Por isso digo que acredito em Algo Maior.

6.6.03

NÃO É FÁCIL VIVER NA ÍNDIA

Caem seus aviões velhos, onda de calor mata mil por ano, ontem um incêndio matou mais um tanto, tem terremoto, praga de gafanhotos... Por que merece tanto sofrimento um povo tão bom, abnegado, asceta, religioso, que acredita na busca da virtude, mesmo com prejuízos materiais e na prática de não-violência?

Conclusão simplista 01: Como é uma civilização antiga, acabou a garantia. Igual ao meu aparelho de som, que quebrou exatos quinze dias após expirar a garantia. Passou da data de validade, pode procurar outra.

Conclusão simplista 02: os deuses deles são ultrapassados, tecnologia obsoleta mesmo. A IBM e a Microsoft estão desenvolvendo outro, único e com menos bugs. A Apple também, portanto se preparem para mais Guerras Santas. Ops! Igualzinho à eterna discussão MAC X PC.

Conclusão simplista 3: um dos deuses hindus, o Brama, tem seu nome proferido em vão em todos os botecos deste país. Isso não deve ser lá muito legal. Os cristãos também têm motivos para se preocupar, mas não muito, afinal, o refrigerante Jesus só vende mesmo no nordeste.

Conclusão simplista 4: Nirvana, para eles, é a felicidade perfeita. Agora pense na banda, Nirvana. Agora pense em felicidade. Agora, deu pra entender o paradoxo? Então.
Quem tem consciência para ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E o no centro da própria engrenagem
inventa contra a mola que resiste

Quem não vacila mesmo derrotado
Quem já perdido nunca desespera
E envolto em tempestade decepado
Entre os dentes segura a primavera

2.6.03

E SE?

a gente fosse desmontando ao longo do dia?