31.3.16

Em 2005 foi criado o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto no dia 27 de janeiro, aniversário da libertação de Auschwitz em 1945, para homenagear vítimas do nazismo e lembrar dos horrores do nazismo.

No mesmo ano, Argentina criou um feriado, o Día Nacional de la Memoria por la Verdad y la Justicia, no dia 24 de março, aniversário do Golpe Militar de 1976, para que seja impossível não tocar no assunto. Milhares saem às ruas anualmente em memória dos milhares de desaparecidos e pra dizer: nunca mais.

Por aqui, o dia ideal para uma efeméride semelhante seria hoje, 31 de março, data em que o presidente João Goulart foi deposto e marca o início da Ditadura Militar e dos mais terríveis 21 anos da história do país.

Enquanto isso não acontece, vale aproveitar pra relembrar os fatos que ocorreram naqueles tempos e o que aconteceu a seguir: repressão, perseguições políticas, cassação de direitos individuais, entreguismo, crise econômica, corrupção, endividamento, censura, torturas, assassinatos. A lista é longa e triste. E o pior: não estamos imunes a repetir.

Pra saber mais:

Golpe Militar 1964 (documentário)


Jango (documentário)


A grande partida: Anos de Chumbo (documentário com depoimentos de vítimas da ditadura)


Nenhum comentário:

Postar um comentário