31.12.12

Independente do calendário que você tenha escolhido seguir, seja gregoriano, judaico, astrológico, maia ou chinês, esse é um excelente dia - como todos os outros, aliás - pra celebrar e agradecer. E acreditar que dias ainda melhores estão por vir. Vamos a eles então 
Beijos, pessoas que eu amo!

Celebrate good times, come on



Independente do calendário que você tenha escolhido seguir, seja gregoriano, judaico, astrológico, maia ou chinês, esse é um excelente dia - como todos os outros, aliás - pra celebrar e agradecer. E acreditar que dias ainda melhores estão por vir. Vamos a eles então :)

Beijos, pessoas que eu amo!

24.12.12

Motivos pra comemorar


A Saturnália era um festival romano em honra ao deus Saturno que ocorria no mês de dezembro, no solstício de inverno (era celebrada no dia 17 de dezembro, mas ao longo dos tempos foi alargada à semana completa, terminando a 23 de dezembro). A festa reunia as comemorações pelo fim do ano agrário e religioso, somados também ao fim de um ano “velho” e início de outro novo, enchendo os romanos de esperanças e expectativas quando as próximas colheitas e o ano que começava. Um costume comum na Saturnália era visitar os amigos e trocar de presentes. Os assuntos mais sérios deveriam ser tratados na parte da manhã e à noite, e durante o banquete, enquanto bebiam, deveriam falar dos assuntos mais leves. Esses dias deveriam ser de alegria.

Esse trecho traduz de forma bem clara e concisa as características deste festival:

“Que ninguém tenha atividades públicas nem privadas durante as festas, salvo no que se refere aos jogos, as diversões e ao prazer. Apenas os cozinheiros e pasteleiros podem trabalhar. Que todos tenham igualdade de direitos, os escravos e os livres, os pobres e os ricos. Não se permite a ninguém enfadar-se, estar de mau humor ou fazer ameaças. Não se permitem as auditorias de contas. A ninguém se permite inspecionar ou registrar a roupa durante os dias de festas, nem depor, nem preparar discursos, nem fazer leituras públicas, exceto se são jocosos e graciosos, que produzem zombarias e entretenimentos”

Os festivais de inverno eram os festivais mais populares do ano em muitas culturas. As tradições de Natal modernas incluem troca de presentes e folia do festival romano da Saturnalia; verde, luzes e caridade do Ano Novo Romano;. madeiros do Yule e diversos alimentos de festas germânicas.

Por isso, seja em nome dos nossos ancestrais romanos, germânicos, mediterrâneos ou indo-americanos; sendo pagãos, cristãos ou ateus, acredito que temos motivos para celebrar a colheita do ano. Mesmo que não tenha sido assim tão farta, mesmo que tenha dado mais trabalho, mesmo que esse fim de mundo, ops, de ano, tenha demorado tanto pra passar. Mesmo que os costumes capitalistas do último século tenham ameaçado a pureza dessa festa. Mesmo que você tenha que agüentar seu tio contar pela milésima vez a piada do pavê; mesmo que o único jeito de demonstrar carinho na sua família seja perguntar quando você vai casar / ter filhos/ arranjar um emprego; ainda assim é um ótimo dia para relembrar a música do Fellini:

- não é um milagre ainda estarmos vivos?

É um milagre ainda estarmos vivos.

21.12.12

Feliz B'aktun novo pra quem se guia pelo calendário maia!
#reveillon

11.12.12

10.12.12

Sou eu Bola de Fogo




ainda não é a estrela de belém, mas já é 2012: um meteoro se desintegrou no ar enquanto ia rumo a dallas esta semana (essa foi por pouco, amigos). uma súdita indiana da coroa inglesa cometeu harakiri - a monarquia segue a mesma: mítica e barraqueira. indiferente à iminente queda do capitalismo, o paulistano promete ser generoso nas compras deste natal - e querem 'luz, muita luz', nem que alguém tenha que ir até a china buscar. e a imagem mais carregada de simbologias, metáforas, ventos de um futuro distópico deste ano vem a seguir (cuidado platéia, são imagens fortes):


chega logo, 2013.


8.12.12

Sobre o Homem



O homem moderno (descendente do homem de cro magnon) venceu facilmente o homem de neandertal na disputa pelos melhores terrenos, alimento e abrigo na última era glacial e foi um dos responsáveis, direta ou indiretamente, pela sua extinção. Mas tendo em vista que os neandertais habitaram a terra por aproximadamente 250 mil anos e nós estamos por aqui aos trancos e barrancos há mais ou menos 40 mil anos, nada mais, acredito que ainda não podemos nos considerar vencedores.

Selvageria, barbárie e civilização

"Cultura, no sentido antropológico, é o conjunto de realizações materiais e intelectuais de uma coletividade, não importa quão primitiva ela possa ser. Esse conjunto inclui técnicas, costumes, crenças e padrões de comportamento. Embora todas as comunidades humanas tenham sua própria cultura, elas podem apresentar diferentes níveis de adiantamento e de complexidade. Sob este aspecto, é possível classificá-las cm três patamares evolutivos. Todavia, deve-se frisar que o conceito de evolução, neste caso, tem sentido puramente técnico, não implicando qualquer juízo de valor, nem considerações de ordem ética ou moral.

Podemos distinguir os seguintes estágios na evolução das sociedades humanas:

Selvageria — Economia de coleta, nomadismo, organização clânica ou tribal, desconhecimento dos metais.

Barbárie — Produção de alimentos (agricultura e pastoreio), sedentarização total ou parcial, crescimento demográfico, uso dos metais.

Civilização — Vida urbana, Estado estruturado, religião institucionalizada, sociedade complexa, utilização da escrita.

Embora muitos tendam a considerar a civilização como um estágio superior da vida humana, usando as expressões selvageria e barbárie pejorativamente, a evolução da humanidade não significa um processo contínuo de aperfeiçoamento. Com efeito, é comum as civilização produzirem manifestações eticamente condenáveis e que não existiam nas sociedades ditas “inferiores”. Por exemplo: os índios apaches (selvagens) aprenderam a prática da tortura com os conquistadores espanhóis (civilizados)."

4.12.12

Rússia engarrafada

Vamos colocar as coisas em perspectiva:
Engarrafamento de 200 km na Rússia já dura cinco dias.