21.3.09

Everything In Its Right Place

Dez anos atrás ganhei, de um até então desconhecido, dois presentes que viriam a se tornar parte importante da minha vida: uma indicação para substituí-lo no cargo de zelador do site da Trip, e uma fita VHS com sete clipes de uma banda que eu 'precisava conhecer'.

Quase não acreditei quando recebi uma ligação de alguém que eu só conhecia de fóruns de webdesign, o hoje fotógrafo Luish Coelho. 'Oi, você quer trabalhar no site da Trip?' Ora, claro que sim, quem recusaria uma oferta dessas? O projeto gráfico vigente, do David Carson, era o sonho de consumo de nove entre dez designers naquela época, se é que ainda não é. Trip era a revista que eu lia, e o site já era um dos meus favoritos desde a primeira vez que acessei a home do UOL, naquele momento mágico ao som da conexão da linha discada. O ano era 1999, a internet, a lenha, só tinha um computador conectado para toda a redação e eu volta-e-meia era confundida com técnica em informática. Mas o desafio de lá pra cá ainda é o mesmo: levar o universo Trip ao maior número de pessoas possível; e complementar as matérias da revista com conteúdos em áudio, vídeo e interatividade - o possível na época. E a minha vontade pessoal, fazer um site à altura da revista que tanto admirava.

A fitinha com os videoclipes veio logo depois, como presente de aniversário: 7 Television Commercials, doRadiohead, foi amor à primeira vista. Tanto pela música e letra, quanto pelo apuro gráfico da capa e dos vídeos e - por que não dizer - pelo vocalista da banda. De lá pra cá foram seis CDs comprados (o In Rainbows não rolou), camisetas, duas fitas K7 gravadas pra ouvir no walkman, e depois a discografia completa em mp3 pra encher o iPod, incluíndo bootlegs, versões e outras raridades. A única coisa que faltava na lista de fã número um era, obviamente, ir a um show; falha esta que será sanada amanhã.

Coincidentemente, na mesma semana, entrou no ar uma versão dos sites da Trip e Tpm que considero a melhor, mais inteligente e completa em seus conceitos, intenções e conteúdo desde que entrei aqui. Digo isso sem medo de ser cabotina, porque de lá pra cá as coisas mudaram muito e claro que hoje não cuido deste site sozinha como dez anos atrás. Desde a concepção até o resultado que está no ar, incluindo as novidades que ainda estão por vir, foi pensado e elaborado pela sempre engajada equipe de mídias eletrônicas em conjunto com as redações da Trip e da Tpm, contando com as consultorias pertinentes da Try e da Direct Performance que souberam compreender bem o espírito do projeto, e pelo trabalho cuidadoso e paciente da Activeduck na parte da programação, transformando em realidade a estrutura complexa que rabiscamos.

Quer dizer, na minha cabeça que adora ver relação em tudo, a versão 2009 deste site está para aquela em que comecei a trabalhar em 1999 assim como o show do Radiohead na Chácara do Jóquei para 30 mil pessoas está para aquela velha fita VHS - que guardo com o mesmo carinho que o ingresso de amanhã.

Let's enjoy,
é tudo nosso!

- Eva Uviedo, in a right place since '99

Nenhum comentário:

Postar um comentário