16.7.04

CELACANTO

Segundo Hugo Lopes Tavares, "Celacanto é um peixe pré-histórico que não deveria estar vivo, mas está. A ciência simplesmente não sabe explicar o porquê disso, mas ele está - e por isso é conhecido como 'fóssil vivo' ou 'o peixe fora do tempo'. Antes de descobrirem que não estava extinto (descobriram por acaso, ele vive em fossas abissais e até hoje só é pescado por acidente), imaginavam que ele era o elo entre os peixes e os anfíbios, por ter as nadadeiras praticamente transformadas em patas. Achavam que os peixes saíram do mar para a terra a partir do Celacanto, mas não: ele continua exatamente o mesmo que era há 400 milhões de anos atrás. O idiota perdeu a sua chance e entrou em uma espécie de beco sem-saída evolucionário, pois ele não vai passar disso. Evolucionariamente falando, é um inútil. A natureza simplesmente se esqueceu dele. Engraçado, né? Mas então... Sempre que eu preciso bolar um nome para algo que eu esteja fazendo, eu fico atento a tudo o que está rolando em volta. Nesse caso, eu vi uma notinha no jornal falando que um celacanto havia sido pescado na costa da África. Como eu já sabia mais ou menos do que se tratava, tive um estalo e achei que esse loser da natureza tinha tudo a ver com o que eu queria fazer."

Leia o resto aqui. E digo mais: ninguém presta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário