28.8.03


YOKO ONO
Ela é tosca e é foda.



1._ O pai da Yoko queria fazer dela uma pianista, mas seus dedos eram curtos demais. Então quis torná-la uma cantora de ópera. Ele gostava de obras épicas e belas de Puccini e Verdi, e ela, de Nina Simone, Kurt Weill e Bertold Brecht. Além disso, queria ser compositora, e para seu pai, mulheres não podiam criar, somente ser intérpretes.

2._ Yoko e sua família moravam em San Francisco, nos EUA, e o professor da escola de música que ela frequentava sugeriu-lhe que fosse a Nova York a trocar idéias ou estudar com Edgard Varèse, Henry Cowell ou John Cage. Cage foi, juntamente com Marcel Duchamp, um dos artistas mais revolucionários do século 20. Na década de 50, Cage concebeu uma escola do novo pensamento artístico (Black Mountain College). Essa escola não se baseava na clássica relação hierárquica professor-aluno nem limitava as artes aos seus campos de conhecimento até então explorados, mas as mesclava e as expandia. Dos discípulos dessa escola, saiu o grupo de artistas dos mais importantes e de influência mais marcante das últimas décadas, o performático Fluxus.

3._ As obras de Yoko Ono nessa época, a mostram como uma pioneira da arte conceitual. Os anos 60 foram o tempo de experimentação de Yoko Ono: ela levou às últimas consequências a livre expressão artistica. Na performance "Cut piece", os espectadores deveriam cortar a roupa dela com tesouras até que ela ficasse completamente nua.

4._ Em 1966, John Lennon viu uma obra de Yoko Ono, em uma galeria de Londres e ficou impressionado. Alguns dias depois, em uma vernissage de uma exposição de Claus Oldenberg, Lennon se encontrou com Ono e assim, começou o casal John & Yoko. Juntos, os dois fizeram música, filmes experimentais, instalações e performances.

5._ No fim dos anos 60, Yoko deixou de lado o mundo das artes visuais e passou a se concentrar na música pop. Em seu primeiro disco de John e Yoko, o mal compreendido Two Virgins, eles estavam nus na foto de capa.

6._ Nos anos 70, formou a Plastic Ono Band, e tocou junto com Frank Zappa, Eric Clapton, Ringo Starr, George Harrison, entre outros.

7._ Ela usava uma voz gutural, que dava altos saltos e evoluia através vibração muito forte. Pra tirar um sarro, Lennon chamava esse estilo de "Howling" (uivo).

8._ O Sonic Youth incluiu uma composição conceitual de Yoko Ono em um CD duplo que interpretava composições experimentais da música do século 20.

(*) Galeria de esquizoídolos

Nenhum comentário:

Postar um comentário