A segunda edição do guia Como Viver em SP sem Carro vem com uma pesquisa exclusiva, novos personagens, dicas de passeios e de serviços para quem quer deixar o carro em casa. A pesquisa é bem interessante e revela uns dados surpreendentes. Um deles comprova algo que dá pra sentir facilmente: 38% dos paulistanos usam o carro apenas nos fins de semana, como eu. Dá pra entender porque sábado é dia de pegar congestionamento até quando se vai até ali comprar pregos, roupas, o jantar? É meus amigos, não adianta achar que vai ser relaxante aquele passeio até o Ibirapuera, se você ficar preso no trânsito da Av. Brasil e depois passar duas horas procurando vaga. Precisamos pensar em alternativas, isso é fato.
E se o paulistano (em números relativos e não absolutos) está andando menos de carro, como ele está chegando ao seu destino? Bem, quase 80% dizem que estão indo a pé. E provavelmente chegando mais rápido. Por volta de 70% estão usando variações de ônibus, metrô e trem. Uns 15%, nos qual me incluo, trocaram o carro por outro carro, compartilhado, e estão usando táxi. E um pouco menos de 10% estão usando bicicletas, provando que a combinação trânsito agressivo baseado em veículos motorizados + ladeiras íngremes (ah, o adorável relevo do planalto paulista) são ainda um obstáculo para nos tornarmos uma Holanda tropical. Haverá solução? Autor e personagens do livro apostam que sim; o tempo dirá.
O livro foi idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel e escrito pelo jornalista Leão Serva. As fotografias são da Roberta Dabdab. E as ilustrações, claro, são minhas :)
O lançamento é hoje na Livraria da Vila da Al. Lorena, e tem mais aqui:
O lançamento é hoje na Livraria da Vila da Al. Lorena, e tem mais aqui: