26.4.14

Cantoria ostentação

A cantoria é um debate ou peleja, em versos improvisados, geralmente disputada por uma dupla. O repente ou desafio é uma tradição cuja origem remonta aos trovadores medievais. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso. O repente possui diversos modelos de métrica e rima, e se subdivide em subgêneros de acordo com o acompanhamento: coco ou embolada (acompanhado de pandeiro ou ganzá), aboio (quando é apenas a voz) e cantoria (acompanhado de viola, rabeca ou violão).

Cantar repente exige muita astúcia e rapidez de raciocínio. O repentista ou violeiro precisa ter boa memória e precisão, pois passam horas atacando e se defendendo, respondendo charadas, recitando trava-línguas e desfazendo insultos. Segundo Silvio Essinger, "Não importa a beleza da voz ou a afinação – o que vale é o ritmo e a agilidade mental que permita encurralar o oponente apenas com a força do discurso."

O objetivo é vencer o combate, desqualificando o adversário e exaltando de si mesmo vantagens como sua própria habilidade de cantador ou outros feitos, reais ou imaginados.

Um dos estilos mais clássicos, o octassílabo:


Sendo campeão eu sigo
e para atingir minha meta
e eu não conheço poeta
médio, novo, nem antigo
só tem pra cantar comigo
se Pinto ressuscitar
se Xudu indo voltar
que no resto eu tenho dado
meu verso é peso pesado
pra cantador carregar
//
Foi Deus quem me fez assim
para ter coragem e classe
se a besta-fera cantasse
ainda perdia pra mim
se estiverem achando ruim
o meu rojão de cantar
se não quiser se acabar
arrede ou fique calado
meu verso é peso pesado
pra cantador carregar
//
O Deus eterno profundo
esse dom me ofereceu
e o povo já me elegeu
o primeiro sem segundo
sou bom em tudo no mundo
em tudo quanto é lugar
no céu, na terra e no mar
no presente, no passado
meu verso é peso pesado
pra cantador carregar

Também octossílabos são os versos dessa canção de MC Guimê, com um ritmo um pouco diferente mas objetivo similar, onde o cantador desfila suas vitórias e procura humilhar o adversário (imaginário) ostentando suas posses. Portanto adequadíssimo a atual estrutura social onde o que vale não é o fio de bigode, e sim a bandeira do cartão de crédito; e onde símbolos de poder são marcas:



De Ranger Rover, Evoke
na pista eu arraso
pro Instagram, um close
ela comenta, eu caso
e aqui são vários casos
pra gente desenrolar
camarote fechado
e champagne pra estourar
//
Uns vê que o cifrão
de desenho animado
Sonha em ser o R
pra poder estar do lado
E é nóis que tá pesado,
satisfação total
Agradeço ao meu Deus
por nos livrar de todo o mal

***
Em todo caso, vale dar uma olhada no estilo do rapaz de Osasco, Guilherme Aparecido Dantas, ainda sem nenhuma tatuagem, mandando uma rima de zoeira com o pai:



O bagulho aqui é pesado.

* * *

P.S. corre um boato em Pernambuco de que o repente teria antecedido e inspirado a criação do rap (que nasceu como improviso falado sobre bases musicais); como o ufanismo prejudica a credibilidade, não chega a ser uma teoria levada à sério - o fato é que o ritmo encontra sim vários pontos em comum com o gênero americano.

22.4.14


JOSUÉ DE CASTRO, homem-caranguejo


O médico, geógrafo e sociólogo pernambucano Josué de Castro foi pioneiro no combate à fome no Brasil e no mundo. Apresentou proposta de ações de incentivo à agricultura familiar e à criação dos restaurantes populares; foi presidente do Fundo para a Agricultura e Alimentação da ONU e indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Seu nome chegou a ser cogitado para Ministério da Agricultura no governo do João Goulart, o que só prova o quanto o Jango era um cara a fim de fazer as coisas certas - no momento errado. Onze dias após o golpe militar, o nome de Josué estava na primeira lista de cassações da ditadura. Tachado de 'notório comunista', seus livros foram proibidos nas universidades, seu nome censurado e proibido na imprensa por décadas.
"A fome é, conforme tantas vezes tenho afirmado, a expressão biológica de males sociológicos."

"Nenhum fator é mais negativo para a situação de abastecimento alimentar do país do que a sua estrutura agrária feudal, com um regime inadequado de propriedade, com relações de trabalho socialmente superadas e com a não utilização da riqueza potencial dos solos. Apresenta-se deste modo a Reforma Agrária como uma necessidade histórica nesta hora de transformação social que atravessamos como um imperativo nacional."

"A paz depende mais do que nunca do equilíbrio econômica do mundo. (...) Os ingredientes das guerras são o ouro e as bombas atômicas. O ouro acumulado às custas do sofrimento e  miséria de dois terços da humanidade. E as bombas, produzidas pela aplicação pervertida da ciência a serviço da destruição e da morte. Os ingredientes da paz são: o pão e o amor."


Josué de Castro, Cidadão do Mundo, de Silvio Tendler, 1994

(*) Galeria de esquizoídolos

21.4.14


MILTON SANTOS, a natureza do espaço

"Hoje, com uma pequena aparelhagem informática, eletrônica, com meios limitados, também se faz opinião; também se produzem coisas centrais na reelaboração da História." - Milton Santos, no excelente documentário Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, lançado em 2006, filmado em 2001 - Pré-Era Lula, portanto.
Mídia independente, safári urbano, rolezinho de sem-teto no shopping, manifestações, gentrificação, falta de água, cultura colonizadora, globalitarismo. Está tudo aí:



"O Estado é algo cada vez mais indispensável, porque as fontes geradoras de diferença, desigualdade são muito mais fortes do que no passado, Então, para desmanchar essas diferenças, reduzir essas desigualdades, é necessário um Estado que intervenha; um estado socializante, por conseguinte."

Gosto muito desse cara.

(*) Galeria de esquizoídolos

An innocent man in a living hell



That's the story of the Hurricane
But it won't be over till they clear his name
And give him back the time he's done
Put in a prison cell, but one time he could-a been
The champion of the world

R.I.P. Rubin Carter

Fucking Tourist



Fora, haoles.

http://jolipunk.over-blog.com

20.4.14



Feliz páscoa, galere

19.4.14

Não leva jeito pro sarcasmo?
Vamos a-do-rar te ajudar com isso.
http://ow.ly/2CKDJ

Reconhecer ironia, até você vai conseguir:
http://ow.ly/2CKBZ

#sarcasmsociety

17.4.14



Vaya con Dios, Gabriel García Márquez :'-|

(Aqui: http://bit.ly/1netabO - ilustrações de Carybé para Cem Anos de Solidão, via Rodrigo Terra Vargas)

4.4.14

DDA e outras bossas



Psicopatologias ilustradas por Boris Artzybasheff.