29.8.13

São Paulo sem carro



A segunda edição do guia Como Viver em SP sem Carro vem com uma pesquisa exclusiva, novos personagens, dicas de passeios e de serviços para quem quer deixar o carro em casa. A pesquisa é bem interessante e revela uns dados surpreendentes. Um deles comprova algo que dá pra sentir facilmente: 38% dos paulistanos usam o carro apenas nos fins de semana, como eu. Dá pra entender porque sábado é dia de pegar congestionamento até quando se vai até ali comprar pregos, roupas, o jantar? É meus amigos, não adianta achar que vai ser relaxante aquele passeio até o Ibirapuera, se você ficar preso no trânsito da Av. Brasil e depois passar duas horas procurando vaga. Precisamos pensar em alternativas, isso é fato.

E se o paulistano (em números relativos e não absolutos) está andando menos de carro, como ele está chegando ao seu destino? Bem, quase 80% dizem que estão indo a pé. E provavelmente chegando mais rápido. Por volta de 70% estão usando variações de ônibus, metrô e trem. Uns 15%, nos qual me incluo, trocaram o carro por outro carro, compartilhado, e estão usando táxi. E um pouco menos de 10% estão usando bicicletas, provando que a combinação trânsito agressivo baseado em veículos motorizados + ladeiras íngremes (ah, o adorável relevo do planalto paulista) são ainda um obstáculo para nos tornarmos uma Holanda tropical. Haverá solução? Autor e personagens do livro apostam que sim; o tempo dirá.

O livro foi idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel e escrito pelo jornalista Leão Serva. As fotografias são da Roberta Dabdab. E as ilustrações, claro, são minhas :)

O lançamento é hoje na Livraria da Vila da Al. Lorena, e tem mais aqui: 

18.8.13

Ancestralidade, atavismo e outras bossas

em 18 de agosto de 1227, falecia o imperador Gêngis Khan; em seus 72 anos de vida, o líder mongol amealhou o maior império em extensão que um único homem já conquistou, da costa do oceano pacífico ao mar cáspio. fora isso, uma pesquisa realizada por geneticistas da universidade de oxford afirma que 0,5% da população masculina do mundo possui cromossomos Y característicos dos mandatários mongóis. e estes carregam uma assinatura genética que descende de um único cromossomo fundador - suspeita-se que ele seja de Gêngis Khan.

Fonte: aventuras na história