30.6.05

RESSACA

- sabe. a vida é um ipod shuffle.
- nem fudendo. a vida é um discman com a pilha fraca. e sem sistema anti choque.
- hahaha. não, é sim. olha: a gente não pode escolher a ordem das músicas, nem sabe qual vai ser a próxima a tocar. é um ipod mesmo. só que com a pilha fraca; fica bagunçando tudo, e...
- não, eva. a vida é uma vitrola com a correia frouxa.
- é, tem razão. e com a agulha zoada.

23.6.05

INVERNO: PODE VIR QUENTE QUE EU ESTOU AQUI


cada vez mais de nada e de mais nadas me cerco. as coisas como elas são, uma a cada santa vez (ai, adoro. tudo como deve ser). adoro, sim, santos e hereges, com a mesma intensa vontade. eles estão lado a lado - velho método chinês. venham portanto a mim mesma; estou aqui pronta e prestes. já não me dôo, não dói-me. tudo ao seu tempo, a seu vento, seu inverno manso e doce deslizando entre os ciprestes. hoje estou bem e isso é tudo. cercada de sons e mudo. é inverno outra vez no mundo: de novo as velhas vontades, de novo nada de novo. aí está você sentado, aqui estou eu, quem diria. quem diria o que não se disse? o que morreu engasgado? quem se importa, na verdade? e se não fossem mentiras? se tudo fosse uma música, me diz aí, qual seria?

19.6.05

ME CONTARAM E AGORA EU VOU CONTAR

O tetéu (ou quero-quero) é um passarinho cinza, preto e branco, com o bico, pernas e esporões encarnados, que não drómi e - com a zueira que faz - não deixa o povo drômir, não dá pra cumê, de vez que não cunzinha e nem pega sal. Carne dura da mulesta, não serve para nada. Quando uma pessoa passa as noites acordada, o povo diz que "virou tetéu".

11.6.05

OLHOS NOS OLHOS, QUERO VER O QUE VOCÊ DIZ

1969. Miles Davis de um lado. Hermeto Pascoal do outro. ambos com luvas de boxe. nas palavras de Hermeto: "Estava na casa do Miles e ele me convidou para lutar boxe. Tinha tablado, luva, tudo. Aí, o que aconteceu? No meu tempo de menino, eu também brincava de boxe e as crianças sempre se confundiam para onde eu olhava. Me aproveitava disso. Foi a mesma coisa com o Davis: quando comecei a brincar com ele, o olho direito rodou para um lado, eu já estava com o esquerdo sabendo o que queria, e meti a mão nele."


"Uma boa luta de boxe é um tipo de arte" -- Miles Davis

4.6.05

SOU UM SAPATO, NAO UMA METÁFORA

até porque, é nos significados obscuros que sempre me perco de mim mesma. emaranhada no rumo das coisas, foi, não foi e o que pode vir a ser. 'uma cadeira, uma cadeira!' 'vá buscar'. ela nos diz: fique ali, mas não permaneça. é só um bocadinho, um breve refúgio. a melhor coisa do mundo mas só às vezes. uma rígida, silenciosa e irresistível cadeira. gosto delas, amarelas, e de escrever nas bordas de tudo com minha ininteligível letra. e de chapéus. e cachecóis. cada um de uma cor. de cor, de som. e das coisas, como as coisas são: cadeiras, chapéus, cachecóis; céu, castelos, areia, sol. hoje dói, amanhã não. as coisas como elas vão: fiquei chateada, passou, fiquei feliz, acabou. sem remoer, recordar, resgatar, resolver. só por hoje estou assim, e tudo bem. e você, também?

2.6.05

VEJA BEM

eu posso discordar de mim mesma, mas: vai alguem discordar de mim! nananinanão. gosto é de respostas lacônicas, dizendo que eu estou certa. ok? ok.