29.3.05

EXCOMUNHÃO, UM GUIA PRÁTICO

A excomunhão é uma medida punitiva aplicada pela Santa Igreja contra quem viola a Fé, ou comete grave crime público contra a caridade.

Um católico fica excomungado se cometer qualquer heresia; se entrar para a Maçonaria ou quaisquer seita similar. Se ele tentar se suicidar, mesmo que não consiga, será excomungado. Alguém que não é perdoado, por que o padre percebe não estar sinceramente arrependido, por exemplo, está exatamente em excomunhão, ainda que não tenha sido formalmente excomungado. Se ele consultar horoscopistas, cartomantes ou entrar em ritos pagãos como umbanda ou candomblé, considerem-se excomungados. Jogou água de cheiro pra Iemanjá, anda com figa ou outros amuletos? Excomungado está.

Embora muitos caiam em excomunhão automática - como os que defendem e praticam o aborto ou heresias já condenadas - muitos excomungados continuam a levar vida eclesial em paróquias, sem se incomodar com isso. Então, amiguinho, antes de pensar em casar, batizar seus filhos, mesmo entrar em uma igreja, reflita: NÃO SERÁ VOCÊ UM HEREGE, UM EXCOMUNGADO?

_Junte-se a outros hereges, aqui
_A excomunhão ao alcance de todos, no Concílio do Vaticano.
_Quer sair fora? Preencha o formulário.

25.3.05

O OPOSTO DE TODOS

ele dorme eu levanto elas sentam e eu bailo não acelera que eu breco outro cala e eu cismo; ele praia eu campo ela canta e eu danço ele teima e eu crio; eles falam e eu fone ela sede e eu fome outro lembra eu esqueço eu café e eles vinho; ele drama eu comédia eles prosa eu poesia esquizo e afasia ele pedra e eu, rio.

(bom mesmo era quando não doía)

24.3.05

DA SÉRIE: PERGUNTAS SEM RESPOSTA

- mãe, é muito difícil ser camaleão?

21.3.05

HOJE É FESTA

adoro festas, até em sonhos. comemoro e festejo aniversários, nascimentos, promoções. mas, casamentos! primeiro que em geral é uma grande cabeçada. é isso, e até que a morte, eita. segundo, que uma decisão tão assim de foro íntimo. pensa. dai o casal sobe em um palco com uns pano bem cheguei e ainda intima todo mundo que conhece a se embecar em uma bela batina - em geral alugada - pra testemunhar, registrar e filmar a coisa toda. fora o preço que se paga. é, eu acho isso uma grandíssima. muito mais prático juntar-se as tralhas, entrada e saída a francesa e acabou. mas, minoria que sou, acabo sempre em uma dessas, festas. sim, já que em geral são pessoas tão queridas. tão felizes e empolgadas. pois bem. toda vez me visto como posso, embora de modo a me reconhecer no espelho. e penso que estou, muito mais pra marla singer do que pra julia roberts, com cara de quem vai a estréia de teatro amador - não que não seja. e de vez em quando a coisa toda é tão inusitada, tão fora do esperado, tão inenarrável retalhação da finada etiqueta, daqueles velhos bons costumes, Conde! que a gente não tem outra que não deixar a elegância guardada junto com o salto embaixo da mesa, e acaba lá, emocionado ué, dançando umas coisas que puxa, não posso contar, a gente jurou solenemente.

17.3.05

EM SEGURANÇA

porque ontem enquanto fumava esperando o táxi ficou tão evidente minha mal-dormida noite que o segurança noturno cravou sem pestanejar 'você é como minha mulher das que tem medo de chuva?' ao que eu respondi afirmativa e estupefatamente pensando dele como saber de mais uma da lista de nóias recorrentes e inerentes, mas o fato é que quando ela era criança ventava de arrancar as telhas e sair da cama e entrar debaixo da mesa e eu lembrei das muitas goteiras, das sempre frágeis telhas de eternite e da marca de lodo na parede da casa na subida do rio, achei muito prático e barato o insight psicanalítico e pela primeira vez nesta estação eu dormi a noite toda.

VALEU, DOUTOR

segundo o psicoterapeuta - e completo imbecil - içami tiba, autor de best sellers como homem cobra mulher polvo, "só há amizade entre homem e mulher se ela for muito feia." oopa. a julgar pela quantidade de amigos que eu tenho e sempre tive, devo ser tipo o rascunho do cão do inferno, seu içami. tem certeza? que notícia assim, uma coisa pra animar a gente né, ou é convênio com o pitangui. ah coitadas da pacientes, filhas, mulher e parentes deste infeliz. pensando bem, elas merecem. todos se merecem. eu não, pô, sou tão boazinha.

TRILHA SONORA

cada vez é mais inconcebível a idéia da vida sem música.

15.3.05


Quando eu nasci
um anjo louco, muito louco
veio ler a minha mão
não era um anjo barroco
era um anjo muito louco, torto
com asas de avião

apertando minha mão
com um sorriso entre dentes:
vai bicho, desafinar
o coro dos contentes


Let's play that!

---

[Torquato Neto, musicado por Jards Macalé]

11.3.05

RECORTES

agora é recortar. palavras. imagens. picotar letras de músicas. frases, soltar. desmembrar. retalhos. metonímias. associar. musicalizar. exprimir. expressar. ou ao menos tentar.

9.3.05

GASOLINE WINDY CHIC

de dia: cultivo de sites hidropônicos, conteúdo descolê a baixo custo. ringtones, imagens e notícias para celulares. redesign de tudo, tudinho. de noite: camisetas la tosca. criação, produção, distribuição. uma outra, do nick cave, distribuição interna. projeções no show do mombojó. livro louco com a iara. sites de amigos. umas ilustras. insônia profunda, horas no msn. dispersão. uma pilha de livros não lidos. recuperar álbuns inteiros no soulseek. eventualmente cervejinha, almoço de domingo, truco. festas, casamentos, aniversários. minha vida poderia ser mais simples? poderia. ou não. tá bom assim.


- sim, Tyler, eu poderia, 'acidentalmente', botar fogo em tudo. mas não vou.

8.3.05

MEMÓRIA

Sabe, é preciso não esquecer nada: do doce, do ir-se, do dar-se. é preciso lembrar-se das vozes. das marcas. das coisas. dos dias, das noites. e é preciso esquecer-se dos coices. das dores, dos foi-se. é preciso lembrar-se de tudo. o que eu disse, o que eu ouço. é preciso lembrar de esquecer-se, deixar-se, esvair-se. é preciso limpar-se das manchas, das farpas, dos cortes. é preciso guardar-se num canto. numa carta, poema ou estrofe. um retalho rasgado da alma, guardado na mala das coisas sem nome.

4.3.05

OU NÃO

eu sei, os fatos estão contra mim. todos eles. sei que as vezes pareço que. bem. não é nada disso ou. talvez seja. eu mesma não sei mais. sei das ruas, sei dos carros. de andar a pé.

- ei, você não é a?
- sou, e você?
[eu? não sou ninguém. é tudo mentira.]


outro dia vi um pôr do sol, fazia tempo. improvisei uma epifania e era outro ano. há muito tempo que eu ando em círculos, e até que gosto. pisar com outros pés os mesmos caminhos: toda vez é diferente e é o que era; ainda estamos lá. claro, nos parecemos com nós mesmas. isso nos dias em que somos quem somos. tem dias em que as coisas todas se precipitam como garoa fina. dessas, de deixar a gente resfriada. ontem mesmo pensei um monte. e hoje despensei tudinho. eu só queria saber dizer, tudo. de uma vez só, claro. e concordar dia após outro. mas, se fosse, seria. e hoje - como sempre - não é.