25.2.05

REFLEXÃO AUTOCRÍTICA

É impressionante a capacidade que eu tenho de discordar de mim mesma. Ainda bem que minha memória é fraca.

24.2.05

TOO MUCH COFFE GIRL

Essa é a teia que eu teceria hoje:

22.2.05

CASA

Tão frágil a rua, perfurada de ausências, silêncios e portas fechadas; mas é o olhar rijo delas que te faz envelhecer - pois ainda são os mesmos pés que nos leva-e-trazem hoje, ladeira acima nessa réstia de verão. Já fui muito longe pra não ver nada de mais, enquanto outros efervesciam em si mesmos por aqui e assim dizer. Eu vi o arco-íris se desmanchando e as cores do cubo encaixando em seus lugares; mas ainda há sobressaltos e venta e chove e toda vez o mar revolto. E toda vez eu volto: com malas, tralhas e segredos. E sempre é a mesma primeira vez que eu um dia estive em casa.

20.2.05

A Piedade

Eu urrava nos poliedros da Justiça meu momento
abatido na extrema paliçada
os professores falavam da vontade de dominar e da
luta pela vida
as senhoras católicas são piedosas
os comunistas são piedosos
os comerciantes são piedosos
só eu não sou piedoso
se eu fosse piedoso meu sexo seria dócil e só se ergueria
aos sábados à noite
eu seria um bom filho meus colegas me chamariam
cu-de-ferro e me fariam perguntas: por que navio
bóia? por que prego afunda?
eu deixaria proliferar uma úlcera e admiraria as
estátuas de fortes dentaduras
iria a bailes onde eu não poderia levar meus amigos
pederastas ou barbudos
eu me universalizaria no senso comum e eles diriam
que tenho todas as virtudes
eu não sou piedoso
eu nunca poderei ser piedoso
meus olhos retinem e tingem-se de verde
Os arranha-céus de carniça se decompõem nos
pavimentos
os adolescentes nas escolas bufam como cadelas
asfixiadas
arcanjos de enxofre bombardeiam o horizonte através
dos meus sonhos

Roberto Piva, Paranóia (1963)

18.2.05

AUTOMATIC LINKS

Você anda sem tempo até pra pensar? A declaração do imposto de renda foi apenas a gota d'agua em sua agenda abarrotada? Ou você gasta suas noites votando no Big Brother e ouvindo a mesma velha lista de mp3? Seus problemas terminaram! Com os sites abaixo, você aumenta sua cultura musical e impressiona os amigos, sem perder o futebol de domingo! Veja lá:

01. Automatic Tape Generator: Você manda um tema, uma palavra, um sentimento, uma ocasião, e eles fazem uma lista com as músicas ideais para o seu caso, como por exemplo "Songs to play in a greenhouse to make the plants happy so they'll bloom and flourish". Mas nada de pedir fitinha pra conquistar alguém, simplesmente. Os 'robôs' dão preferência a temas como "mix for a guy who just found out the girl he's really into is a lesbian", "Songs to listen to while recovering from nasal surgery" e "I Just Bought a Video Camera with Kodachrome 40, Put In Some Batteries and... It Works. Now What?".

02. Automatic Music: Você preenche três campos com músicos/ bandas da sua preferência (vale de Mahler a Tiririca) e, baseado nisso, o site sugere um artista que deva te agradar. A primeira vez que eu fiz deu super certo: a sugestão do site era justamente o cd que eu estava ouvindo!! Impressionante como eu sou previsível, não? Ah, tem uma ferramenta para filmes e livros tambem.

03. Outra ferramenta bacana é o mapeamento musical. Tipo, pessoas que gostam de Nick Drake vão gostar também de tais e tais bandas. As mais próximas obviamente mais, as mais distantes menos e blá blá blá, vocês entenderam. De posse da lista de nomes, google e soulseek a gosto. Issaí.

15.2.05

SEM COMENTÁRIOS

meus quatro gatos foram ENVENENADOS hoje. não sei nem o que dizer. só que isso é muito muito muito muito mas MUITO triste. e uma PUTA sacanagem. esse é o tipo de gente que mereceria morrer de câncer no CU.

13.2.05

RUMO

Por sobre o rumo das coisas, a toalha da mesa se derrama ensolarada entre um café e um ponto final. Sei, mas você não sabe, que todas as idéias do mundo não valem teu silêncio elegante. Garçom, pra mim uma quimera sem gelo e sem açúcar; peça algo mais forte que te permita existir. Primaverdes noites fora, as escadas não são nem pra subir nem pra descer; apenas são. Por isso sempre preferi pontos-e-vírgulas, sabe aquilo? Vai não vai. Pára, toma fôlego e se joga, frase adentro. Rumo às coisas todinhas, é assim que eu gosto de ir; vamos lá?

7.2.05

OUTROS CARNAVAIS

1975_ odalisca nos ombros do pai, APAVORADA com a multidão fantasiada atrás da banda e esperando a hora de voltar pra casa.

1985_ de fantasia de colombina vermelha e branca (comprada a duras penas com o dinheiro ganho vendendo doces a turistas), esperando durante três longas e frias horas uma maldita TEMPESTADE passar.

1995_ sem fantasia ou paciencia alguma, sentada atrás do palco da banda de axé, esperando os amigos cansarem da folia, olhando o mar e pensando 'que DIABOS estou fazendo aqui?'

2005_ minhas confortáveis e sensatas roupas e as MARAVILHAS de ficar em casa, longe, muito longe, do samba, do choro, do axé, das marchinhas e tudo o mais. Tranqüilamente esperando passar.

3.2.05

CAFÉ E CIGARROS



e um tempo. e jogar conversa fora. e não falar nada. e falar coisas sérias. encontrar pessoas que há tempos. uma pausa pra descansar. café pra dormir. pra sonhar. café pra acordar. pra ler uma revista. pra conhecer alguém. cigarro pra relaxar. pra tussir. pra parar. pra ficar só. margot tenenbaum fumando escondida. e um cigarro pra compartilhar. café e cigarros. preto e branco. se misturando na toalha xadrez. o futuro na borra de café. e o segredo do universo escrito no fundo da xícara. crianças deveriam tomar picolés de café?

- Hey, cigarettes and coffee, man. That's a combination. You can't beat it.
(Iggy Pop, em Sobre Café e Cigarros. Ainda não viu? Então vá.)

1.2.05

LET IT BLEED

Deixa o mar ferver, deixa o sol despencar
Deixa o coração bater, se despedaçar
Chora depois, mas agora deixa sangrar
Deixa o carnaval passaaaar