15.11.03

PROFISSÃO DE FEBRE

quando chove,
eu chovo,
faz sol,
eu faço,
de noite,
anoiteço,
tem deus,
eu rezo,
não tem,
esqueço,
chove de novo,
de novo, chovo,
assobio no vento,
daqui me vejo,
lá vou eu,
gesto no movimento

Paulo Leminski

12.11.03

SONHO DE CONSUMO 3568462-B

um sistema nervoso estável.

ALMOFADAS COLORIDAS


pensamentos positivos. flores de papel crepom. tule. cores quentes. desenho animado. cerveja, verão. o copo suado, o corpo sarado, são. sanidade. amigos, queridos, o mundo lá fora, aqui dentro, não. não venha, permaneça. fique bem. não pense, acenda um incenso, acredite em deus. respire um dois três e expire vagarosamente. posições de iôga não. vermelho, sangue, ou prosperidade. peixes coloridos. lanternas chinesas. tatue um dragão.
ou não.

4.11.03

INEXORAVELMENTE E COM EXCLUSIVIDADE APRESENTAMOS O DIA QUATRO DE NOVEMBRO DE DOISMILETRÊS

ahhhhhhs notícias de hoje trazem a preta gil e a internacionalmente conhecida banda 'filhos de famosos' - como deve ser conviver eternamente com o 'filho de'? antes isso do que ser um 'filho da'? No riodejaneiro a temperatura é a mesma de sempre e a visibilidade: infinita. O sol vai nascer exatamente às cinco horas e seis minutos e se pôr às seis da tarde e seis minutos o que quer dizer que teremos 13 exatas horas de sol na terra no dia de amanhã considerando a hipótese de existir o dia de amanhã, coisa que me deixa muito otimista, sendo que não estamos aparentemente correndo nenhum risco eminente nem estamos em alerta laranja, vermelho ou amarelo como as mesas ou as mangas ou o cabelo da Britney Spears, mas enquanto isso aqui em São Paulo apesar do blondor da Marta e suas saias de dançarina de tango o dia amanhecerá cinza e chuvoso como ontem diz o satélite cinza também que tudo vê lá do alto enquanto cientistas encontram a melhor maneira do planeta não ser atingido por um asteróide ah que bom, então quer dizer: haverá um amanhã.

AMBROSE BIERCE (1842-1913)



Considerado um dos criadores do jornalismo sarcástico, foi um dos críticos mais mordazes da sociedade americana. Neste sentido, uma de suas obras mais notórias é O Dicionário do Diabo, uma compilação de aforismos de uma espontaneidade tão cáustica que lhe rendeu o apelido de "Amargo Bierce". Além de jornalista e colunista, escreveu contos e novelas, influenciando escritores do porte de Julio Cortázar e Jorge Luis Borges.

Como jornalista, esteve no Brasil em 1892, aos 50 anos, cobrindo a guerra no Rio Grande do Sul; de quebra roubou a mulher do cônsul americano.

Aos 71 anos, alugou um cavalo, se embrenhou no deserto do México atrás de Pancho Villa e nunca mais foi visto.

[...]

"Otimismo: a doutrina em que tudo é bonito, inclusive o que é feio, tudo é bom, inclusive o que é ruim, e tudo bem que seja errado... isso é hereditário, mas felizmente não contagioso."

"Orar: Pedir que as leis do universo sejam anuladas em favor de um único postulante, que se confessa indigno."

"Egoísta: alguém desprovido de consideração pelo egoísmo dos outros."

+ saiba mais sobre Ambrose Bierce aqui.

(*) Galeria de esquizoídolos

2.11.03

HALLOWEEN

Pouca gente sabe, mas Halloween não é apenas o dia 31 de outubro, mas as festas que celebram: Dia das Bruxas, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados. É uma festa de origem celta que se propagou especialmente entre os anglo-saxões. Agora, após alguns séculos, está chegando com mais força ao Brasil. Em contrapartida, movimentos pela tradição nacional pregam a valorização do Saci como símbolo de uma festa brasileira, o Ralouim. Vamos ler algo sensato a respeito?

O Halloween era originalmente um ritual celta. Posteriormente foi modificado pelos romanos e mais tarde levado para os Estados Unidos pelos europeus. Da mesma forma, o carnaval (um dos simbolos brasileiros mais fortes) foi gerado na Europa e introduzido no Brasil durante a colonizacao portuguesa com influencias italianas. Mais tarde, elementos africanos tambem foram introduzidos ao nosso carnaval. Agora eu pergunto: o que seria de nos se sentimentos patriotas rejeitassem a introducao do carnaval no Brasil? Retirado do site Pessoas do Século Passado. Leia a íntegra aqui.